Qual livro ler? Temporada dos Ossos, A Rebelde do Deserto, ou The Kiss of Deception

Temporada dos Ossos, A Rebelde do Deserto, e The Kiss of Deception: três livros de fantasia YA, com protagonistas femininas fortes, intrigas políticas, e um romance para adoçar a narrativa. E três livros lançados recentemente no Brasil. Li os três recentemente, e estava pensando em todas as suas similaridades – e mais importante, suas diferenças. Então resolvi escrever esse post para ajudar algum potencial leitor que esteja na dúvida sobre o que ler.

Os três livros têm resenhas completas aqui no blog, e para quem as leu, já deve ser óbvio que livro gostei mais, e que livro realmente eu não gostei. Mas esse post não é sobre o meu gosto em livros; é sobre o gosto de quem estará lendo esse post. Algo que eu não tenha gostado pode agradar outra pessoa com preferências diferences da minha. Logo, resolvi listar algumas perguntas sobre esses livros, para que vocês possam decidir qual deles se encaixa mais com suas preferências.

Caso queiram ler as resenhas individuais dos livros: Temporada dos Ossos, A Rebelde do Deserto, The Kiss of Deception.

Qual é o livro com o melhor estilo de escrita?
O vencedor nessa categoria é mais do que óbvio: The Kiss of Deception ganha desparado. Talvez por ser uma escritora já madura, enquanto as outras opções desse post são de livros de estreia das escritoras, Mary E. Pearson tem um estilo de escrita obviamente superior; de fato, a escrita é o ponto mais forte de seu livro.
Quanto aos outros livros, A Rebelde do Deserto ganha o segundo lugar, por ter uma escrita típica da maioria dos livros YA: nada espetacular, mas também nada que incomode. Já Temporada dos Ossos infelizmente fica em último lugar; enquanto a escrita é o ponto mais forte de The Kiss of Deception, ela é o ponto mais fraco de Temporada dos Ossos, e algo que talvez incomode bastante o leitor que preste um pouco mais de atenção à escrita.

Qual é o livro com maior foco no enredo?
O enredo de Temporada dos Ossos é o que envolve o leitor mais rapidamente, e a sua história é a que se desenvolve mais. Realmente se tem a sensação de que esse é o livro em que mais coisas acontecem.
Em segundo lugar está A Rebelde do Deserto, onde o enredo também é desenvolvido, mas de forma diferente: o foco de grande parte do livro é na viagem que a protagonista faz fugindo de sua vila; apenas nos últimos 30% do livro que política e mágica saem do pano de fundo e se tornam parte do enredo principal. Logo, se o leitor não está interessado em histórias de roadtrip, acabará ficando um pouco entediado durante essa grande primeira parte do livro.

Qual é o livro com maior foco no romance?
Outra escolha óbvia: The Kiss of Deception é mais um livro de romance do que um livro de fantasia. Ele não foge dos clichês de triângulos amorosos e personagens se apaixonando a primeira vista, tudo isso ocorrendo em um pequeno vilarejo. Se você está a procura de um livro de romance, escolha The Kiss of Deception sem exitar.
O segundo lugar vai para A Rebelde do Deserto, onde também há um encontro quase-amor à primeira vista, e mais tarde os dois personagens têm que viajar pelo deserto juntos; mas mesmo que esteja em segundo lugar, a porcentagem de romance nesse livro é bem menor que em The Kiss of Deception. A Rebelde do Deserto consegue balancear romance e enredo, dando 50% do espaço do livro para cada um.

Qual é livro com o romance mais envolvente?
Ok, essa é uma questão estritamente pessoal. O estilo de romance dos dois livros acima já foram explicados; e é por isso que não prenderam muito minha atenção. Gosto de romances que não são óbvios, levam tempo para serem desenvolvidos, e em nenhum momento se tornem mais importantes que o enredo; logo, o romance de Temporada dos Ossos foi o que me envolveu mais. Eu cheguei a torcer pelo casal, o que não aconteceu com nenhum dos outros dois.
Mas é claro, como disse, é questão de gosto. Se você não gosta de romances que levam tempo para acontecer e são mais discretos na narrativa, provavelmente irá preferir um dos outros dois livros.

Qual é o livro com o mundo mais interessante?
Temporada dos Ossos e A Rebelde do Deserto têm mundos igualmente fascinantes e originais. Temporada dos Ossos mistura uma Londres distópica com magia pagã, espíritos, e seres de outro mundo; A Rebelde do Deserto mistura o gênero faroeste com mitologia árabe. O que irá decidir esse ponto é como você prefere que essa construção de mundo seja feita: a construção de A Rebelde do Deserto é mais lenta, focando mais no deserto “normal” no começo, e lentamente aumentado o nível de magia na história; já Temporada dos Ossos imediatamente joga o leitor no meio de um sistema mágico, um sistema político, e um sistema criminoso totalmente novos, a ponto de tornar necessário o uso do glossário de termos do universo que existe no final do livro.

Qual é o livro onde a protagonista passa por mais transformações e desenvolvimento?
Os três livros têm protagonistas similares: jovens de personalidade forte, “língua afiada”, e sem medo de ser rebelar contra o sistema. A protagonista de The Kiss of Deception, porém, se destaca por ter essas suas características analisadas e questionadas se são qualidades ou defeitos, considerando sua posição de princesa do reino. Talvez nem todos os leitores gostem dela (minha protagonista preferida é a de Temporada dos Ossos), mas ela é a que mais passa por um processo de desenvolvimento ao longo do livro.

Qual é a saga que está mais perto de ser terminada?
Os três livros aqui analisados são todos os primeiros livros de sagas. O mais perto de seu fim é The Kiss of Deception, que já tem dois livros lançados nos Estados Unidos, e terá o terceiro e último livro lançado ainda esse ano. A Rebelde do Deserto também é uma trilogia, mas o primeiro livro foi lançado esse ano, então demorará um pouco mais para ser terminado. E por fim vem Temporada dos Ossos, que também já tem o segundo livro lançado lá fora – mas são dois livros lançados de uma série planejada para sete livros. Haja fôlego para a autora!

 

Então é isso. Tenho que ser sincera e admitir que Temporada dos Ossos foi o meu livro favorito desses três, e The Kiss of Deception me deixou mais irritada do que qualquer outra coisa, mas todos esses três livros têm suas qualidades e defeitos, e mais importante, todos são livros de YA muito bons para quem gosta do gênero. Agora vai da preferência do leitor que livro ler primeiro, e espero que esse post tenha ajudado vocês e fazer essa escolha. Boa leitura!

Anúncios

Um comentário sobre “Qual livro ler? Temporada dos Ossos, A Rebelde do Deserto, ou The Kiss of Deception

  1. Pingback: Vídeo: QUAL LER? A Fúria e a Aurora ou As Mil Noites | Raposísses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s