Lançamentos: Livros YA para o primeiro semestre de 2017

Em agosto, fiz um post sobre Livros YA LGBT que seriam lançados no segundo semestre de 2016. Agora, com 2017 chegando, pensei que seria uma boa ideia fazer uma continuação daquele post, dessa vez com os lançamentos do primeiro semestre de 2017 – mas dessa vez não me limitando apenas a lançamentos LGBT (apesar de a maioria da minha lista ainda cair nessa categoria!), por duas razões: primeiro, esse primeiro semestre não será como o segundo semestre de 2016, cheio de lançamentos – as editores costumam deixar seus maiores lançamentos para o final do ano. E segundo, apesar de o número de lançamentos ser menor, ainda assim temos certos títulos que estou bastante animada para ler, e que não são necessariamente LGBT. Assim, dessa vez temos uma lista mista (em relação à representatividade), mas não menos animadora para o início do próximo ano!

Começarei, como sempre, com os lançamentos brasileiros. Tenho quatro livros pelos quais estou bastante animada para ver aqui no Brasil ano que vem, mas os “poréns” de se fazer uma lista dessas com lançamentos em solo nacional são os mesmos de sempre: não posso afirmar com certeza de que serão lançamentos no primeiro semestre de 2017, ou até mesmo que vão ser lançados nesse ano, porque nem todas as editoras brasileiras trabalham necessariamente com datas. Tenho aqui, portanto, livros que sei que tiveram seus direitos comprados por editoras brasileiras, e que têm a intenção de serem lançados ano que vem, mas não posso fornecer datas para todos eles, como posso com os lançamentos internacionais.

long-way-to The Long Way to a Small, Angry Planet, de Becky Chambers
Lançamento pela editora: Darkside
*Representatividade LGBT

O título do post diz que essa é uma lista de lançamentos YA, mas já começo com um livro não-YA pra arruinar a lista? Só eu mesmo, hahaha. The Long Way é o primeiro de dois não-YAs que acabaram entrando nessa lista só porque minha animação para eles é verdadeiramente gigantesca. E realmente, esse é o livro que estou mais animada para o lançamento no Brasil. The Long Way é um livro de ficção científica, que conta a história da tripulação da nave Wayfarers enquanto viajam pela galáxia. É um livro focado não em uma linha narrativa, mas sim em construção de personagem; e, principalmente, na construção dos diversos seres que ocupam a galáxia. O ponto forte de The Long Way está na construção das diferentes raças de aliens, e como suas culturas são diferenciadas não só entre si, mas em comparação à cultura humana. Essas diferentes civilizações são tão bem construídas que parecem que realmente poderiam existir, e as diversas interações entre si tornam o livro extremamente interessante. The Long Way é o melhor livro de ficção científica que li em 2016, e mal posso esperar para ver essa maravilha em solo brasileiro em 2017, recebendo o trabalho maravilhosos que a Darkside dá a todos os seus lançamentos.

The Female of the Species, de Mindy McGinnis the-female-of-the-species
Lançamento pela editora: Plataforma 21
Previsto para: Julho de 2017

Outras editoras brasileiras podem manter seus próximos lançamentos em segredo, mas a Plataforma 21 resolveu fazer diferente e já liberou boa parte dos seus lançamentos de 2017 pelo twitter e facebook. Vários livros populares lá fora estão na agenda da editora, incluindo The Female of the Species, novo livro da autora de Uma Loucura Discreta. Nesse novo lançamento, Mindy McGinnis promete um livro sobre uma adolescente assassina – mas não um assassina qualquer: ela mata estupradores, namorados abusivos, e outros homens que machucam mulheres e saem impunes. Assim como Uma Loucura Discreta, esse parece ser outro livro fortemente feminista – mas que lida com esse tema de uma forma totalmente diferente.

nevernight
Nevernight, de Jay Kristoff

Lançamento pela editora: Plataforma 21
Previsto para: Junho de 2017

Outro lançamento da Plataforma 21, outro livro que fez muito sucesso lá fora, e outro YA com protagonista assassina. Dessa vez nossa protagonista de moralidade duvidosa, Mia Corvene, é a filha de um traidor da República executado após sua revolução fracassada. Agora Mia está em busca de vingança, e para isso entra para uma escola de assassinos; e para realizar seus planos, ela precisa-rá primeiro sobreviver.

wicdiv

The Wicked + The Divine, de Kieron Gillen e Jamie Mckelvie
Lançamento pela editora: Geektopia
Previsto para: Primeiro volume lançado em 16 de dezembro de 2016
*Representatividade LGBT

Ok, esse não é necessariamente um lançamento de 2017, já que o primeiro volume já está a venda, mas os próximos volumes serão lançados ano que vem, então acho que ainda vale! Sinceramente, eu só quero uma chance de falar sobre minha hq preferida do momento. WicDiv é uma série fantástica que leva a idolatração de celebridades ao extremo, literalmente transformando-os em deuses: “A cada noventa anos, doze deuses são reincarnados como humanos. Eles são amados. Eles são odiados. Em dois anos, eles estão mortos.” Kieron Gillen é meu escritor de quadrinhos preferido, e acredito piamente que esse homem não só é um gênio de construção narrativa (e metatextualidade), mas também é um gênio em construção de personagens que arrancam os mais variados sentimentos de leitores – seja amor ou ódio. E junto com ele está ninguém menos do que Jamie Mckelvie, um dos melhores artistas de quadrinhos da atualidade, que só melhora a cada novo volume. Não sei nem o que dizer mais sobre esse série além de COMPREM WICDIV. LEAIM WICDIV. FALEM COMIGO SOBRE WICDIV, PORQUE ESTOU BEM TRISTE AQUI SURTANDO POR ESSA SÉRIE SOZINHA. 😦

E após os lançamentos brasileiros, aqui estão sete lançamentos internacionais para o primeiro semestre de 2017:

caraval Caraval, de Stephanie Garber
Data de Lançamento: 31 de janeiro de 2017

Scarlett vive em uma ilha junto com sua querida irmã, Tella, e seu terrível pai, e sonha em ver uma apresentação do Caraval – um circo misterioso que só aparece na ilha uma vez por ano. Sua chance finalmente chega, mas assim que entra no Caraval, descobre que sua irmã foi raptada:  o espetáculo girará em torno de quem será o primeiro a encontrar Tella. Agora, Scarlett precisará encontrar sua irmã antes que seja tarde demais, não importa as consequências.
Caraval é provavelmente o lançamento mais esperado desse primeiro semestre de 2017, e quase todas as pessoas que receberam cópias avançadas se apaixonaram pela história. Eu amo livros com temática de circo, então mal posso esperar para ver se Caraval consegue atender às expectativas de todo esse hype!

amberlough

Amberlough, de Lara Elena Donnelly 
Data de Lançamento: 07 de fevereiro de 2017
*Representatividade LGBT

O segundo e último livro não-YA da lista, e um dos livros pelos quais estou mais animada! Acho que apenas essa primeira linha da sinopse já justifica toda a minha animação: “Le Carré encontra Cabaret nesse thriller de espiões onde um agente duplo conspira para proteger seu amante contrabandista durante a ascensão de um governo fascista.” Um protagonista agente duplo com um amante contrabandista em um mundo decadente com cabarés e conspirações governamentais? Esse livro promete ter tudo o que eu amo em uma história!

the-bone-witch

The Bone Witch, de Rin Chupeco
Data de Lançamento: 07 de março de 2017

Primeiro um livro com temática de circo, depois espiões e cabarés, e agora bruxas? Todas as coisas que eu amo sendo lançadas uma depois da outra em 2017! The Bone Witch conta a história de Tea, que acidentalmente revive seu irmão morte e consequentemente descobre que é uma bruxa diferente das demais: é uma necromante.
Ao contrário de Caraval, The Bone Witch está recebendo muitas resenhas conflitantes – o livro está recebendo muitas resenhas de 1-2 estrelas, mas ao mesmo tempo recebeu diversas 4-5 estrelas. Então estou bastante curiosa para finalmente ler esse livro e descobrir em que lado das críticas irei cair.

masquerade

Masquerade, de Laura Lam
Data de Lançamento: 09 de março de 2017
*Representatividade LGBT

O primeiro das duas continuações que entraram nessa lista, Masquerade é a conclusão da saga Micah Grey, uma série com um protagonista intersex. Gostei muitos dos dois primeiros livros, que misturam circos, poderes mágicos, intriga política, criaturas misteriosas, e um romance super fofo. Depois do cliffhanger em que o segundo livro terminou, simplesmente PRECISO dessa continuação.

 

a-court-of-winds-and-ruin

A Court of Wings and Ruin, de Sarah J. Maas
Data de Lançamento: 02 de maio de 2017

Sim, sou mais uma das vítimas de Sarah J Maas… não tenho nenhum interesse em Trono de Vidro, mas Corte de Espinhos e Rosas me conquistou, apesar de todos os defeitos. Essa série tem uma das recontagens de Hades e Persephone que mais amei até agora, e esse foi outro livro que terminou em um cliffhanger bombástico e me deixou super ansiosa para a continuação. Esse terceiro livro parece que terá muitas maquinações, com Feyre jogando o jogo de agente duplo, que é algo que sempre adoro ler sobre. Tenho esperanças de que essa continuação seja tão boa quanto Corte de Névoa e Fúria, mas com SJM a gente nunca sabe, né? (Caso estejam interessados em saber mais sobre minha opinião sobre essa série, postei um vídeo de resenha + discussão sobre os dois primeiros livros, e também falo sobre a série – mais brevemente – em meu vídeo de leituras de novembro)

the-gentlemans-guide-to-vice-and-virtue

The Gentleman’s Guide to Vice and Virtue, de Mackenzi Lee
Data de Lançamento: 20 de junho de 2017
*Representatividade LGBT

A capa desse livro pode deixar a desejar, mas pelo primeiro capítulo revelado, esse livro promete ser mais um lançamento explosivo da primeira metade de 2017. Essa é a história de Monty, um playboy do século 18 que irá em seu último tour europeu pela Europa antes de ser obrigado a tomar os negócios de família. Ela está decidido a aproveitar ao máximo essa última viagem – e tentar conquistar seu melhor amigo e amor secreto, Henry, no meio do caminho. “But when one of Monty’s reckless decisions turns their trip abroad into a harrowing manhunt that spans across Europe, it calls into question everything he knows, including his relationship with the boy he adores.”

darknovel

#darknovel, de Maggie Stiefvater
Data de Lançamento: ???

…Ok, esse livro não tem data de lançamento ainda, muito menos sinopse, ou capa… ou até um título… mas é um livro da Maggie Stiefvater (de A Saga dos Corvos, minha série YA favorita) que vai sair no primeiro semestre de 2017, e isso já o suficiente para colocá-lo nessa lista. Sou fangirl descarada da Maggie Stiefvater SIM, hahaha. Mas não é como se não soubesse absolutamente nada sobre esse misterioso próximo livro, porque a Maggie tem o hábito de usar seu tumblr quase como um pinterest para suas séries, e sua tag de #darknovel já nos dá várias dicas sobre esse livro sem título: se passará em um cenário de deserto, provavelmente terá alguma coisa a ver com corujas, e será o livro mais assustador da autora até agora. E como as cenas de horror em O Rei Corvo foram as minhas preferidas do livro, dizer que mal posso esperar por esse próximo projeto da Maggie é mais do que óbvio!

Esses foram só alguns dos livros que serão lançados em 2017, mas espero que tenham achado aqui algum livro aqui que desperte seu interesse: E lembrando sempre que sites como o goodreads são ótimos para ficar sabendo de lançamentos, e já tem uma lista de Livros YA LGBT que serão lançados em 2017 caso você, como eu, esteja atrás de mais livros com representatividade LGBT.

Anúncios

Um comentário sobre “Lançamentos: Livros YA para o primeiro semestre de 2017

  1. Pingback: Lançamentos: Livros YA LGBT para o segundo semestre de 2016 | Raposísses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s